Lost messages

Qual a razão que nos leva a querer comunicar? Mesmo sabendo que existem inúmeras barreiras relativamente à comunicação do que pensamos e no que efectivamente, chega a esse outro lado – seja pelo pelo contexto cultural ou mesmo pelo background pessoal.

A nossa actividade como designers, as àreas tão diversas nas quais podemos operar – porque tudo de uma maneira ou de outra precisa ser comunicado – leva a que nos coloquemos numa posição em que seja possível transpôr o nosso próprio lugar, de quem cria, constroi, descontrói, expõem, comunica,  para que vê, utiliza, associa, interpreta. Ou mesmo para quem não quer ver, não quer utilizar…

Creio que, explorar as razões pelas quais não fazemos algo, é também colocar mais visíveis as razões que nos levaríam a fazê-lo.

Nem todo o design segue uma necessidade, nem todo o design é útil.

Vestir a pele do outro muitas vezes torna-se utópico. E o que seria um projecto para uma causa mais abrangente não chega ao destino, seja pela linguagem complexa, deslocada do contexto, pelo objectivo que não olha aos meios. O vestir a pele do outro, fica-se pelo tentar vestir uma capa que não serve e que por isso, nunca se sabe como fica. O pôr-se na pele do outro não é uma tarefa facil, seja por ser um meio estranho, ou mais penoso.

É urgente o designer que reconhece a dificuldade e não baixa os braços.

É urgente o designer que reconhece a diferença, mas contrói  ligações de entendimento.

É urgente o designer que se adapta, mas não se acomoda.

É urgente o designer que parte da necessidade do outro como motivação. Uma necessidade que afinal, passa a ser sua também.

É urgente o designer que não fica pelo visual, mas no seu recurso, visualiza um meio que apela e que está em concordância com o objectivo.

Ter o design em mente, ter urgência no que é urgente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s