Relação referencias e categoria Need/Decision/Design

Os pontos ancora,mesmo no dicionario de design,são pontos colocados por nós no inicio, meio ou fim de uma linha – neste caso a minha linha mental. A sua melhor característica é poderem ser adicionados quando quisermos e quantos forem necessarios. Pontos de reflexão e decisão surgem quando queremos mudar de direção.

Neste sentido, decidi mencionar o design numa primeira perspectiva/categoria – Need, decision, design.

As referencias pertencentes a esta categoria,  incitam à criação do design como um meio comunicacional e visual de exprimir uma decisão que segue uma necessidade.

Um exemplo é a música Adios de Benjamin Clementin, em que o enveredar no mundo da musica, o denunciar situações sociais, parte da necessidade de exprimir a sua exclusão social,catogorização, marginalização. Parte da decisão que é sua de denunciar. A musica como meio de expressão e comunicação permite que a sua decisão passe a ser a de todos os que o ouvem. A música fez com que da marginalização rapidamente passasse para o reconhecimento e para uma posição em que se sente ouvido.

Apesar de serem inumeros os casos que vêm da necessidade de actuar, achei que o caso de Luati Beirão merecia destaque,
A falta de diálogo entre sociedade e poder político, leva a lacunas.  É na sociedade que se encontram as necessidades
sobre as quais o poder deve intervir. A educação, o sentido crítico são fundamentais para entendermos que a nossa decisão e a nossa expressão têm peso. Que não chega culpar as estruturas.É preciso actuar.

A necessidade de comunicar é reflexo da necessidade de integração, de percebermos que não estamos sozinhos
«I am lonely, alone in a box of stone. They claim they loved me but they all lying. I am lonely alone in a box of my own. And this is the place I now belong. Its my home… »